Immersive Technologies - Expect Results

Simuladores PRO5 fornecem desenvolvimento de mão de obra de qualidade para operações de mineração na Indonésia

18 de agosto de 2022

Portuguese Icon Portuguese Text Version - Click here for English text

Como a indústria de mineração de carvão na Indonésia busca aumentar a produção, a necessidade de ferramentas de desenvolvimento de mão de obra de qualidade também aumentou. Uma solução holística foi necessária para desenvolver operadores competentes de máquinas pesadas com uma alta consciência de segurança, produtividade e cuidado com as máquinas. Essa demanda foi atendida pelo Simulador de Equipamentos Avançado PRO5 da Immersive Technologies.

Lançado na MINExpo 2021, o Simulador de Equipamentos Avançado PRO5 estabeleceu uma nova referência em realismo, confiabilidade e valor de treinamento para a tecnologia de treinamento de operadores. A PT. Putra Perkasa Abadi (PT. PPA) tornou-se a primeira empresa na Indonésia a incorporar a nova tecnologia ao adquirir as duas primeiras de quatro plataformas encomendadas pela PPA, comissionados no escritório da PPA no site de mineração PT Multi Harapan Utama.

Uma celebração de comissionamento e entrega foi realizada por Edwin Trisnohadi, Vice-presidente Regional da Immersive Technologies na Ásia e Indonésia, e R. Teguh Sapto Subroto, Diretor da PT. PPA. Também estiveram presentes no evento Sunaryo, Diretor da PPA Academy, e Teddy Ramdani, Gerente de Suporte ao Cliente da PT. United Tractors, Tbk.

Equipado com um sistema visual de nível profissional, o PRO5 é o primeiro simulador de mineração a combinar tela curva inteira com visão 3D estereoscópica, gráficos fotorrealistas e a tecnologia de rastreamento de cabeça RealView™. O PRO5 proporciona realismo a um nível nunca antes visto pela indústria de mineração. Estes avanços ajudam operadores de equipamentos de mineração novatos e experientes a desenvolver competências em um ritmo rápido, mantendo ao mesmo tempo altos níveis de retenção de aprendizagem.

Em seu discurso, Teguh Sapto Subroto, Diretor da PT. PPA, enfatizou a importância do desenvolvimento sustentável da mão de obra. "Eu, como parte da equipe administrativa da PPA, estou muito orgulhoso, finalmente temos nossos próprios simuladores para apoiar a visão e a missão da empresa".

De acordo com Teguh, "Em meio à intensa concorrência comercial, a empresa deve ser proativa no desenvolvimento das pessoas e permanecer ágil em sua abordagem. No ramo de mineração, há três coisas que precisam ser administradas excepcionalmente bem, sendo elas o risco, a competência da mão de obra e o capital. O investimento em simuladores de treinamento de operadores nos dá uma ferramenta poderosa para impulsionar valor real nessas áreas”.

“Anteriormente, a fim de melhorar a competência dos operadores recém-formados, a única opção da PPA era o treinamento na máquina. Isto, naturalmente, envolve tempo extra e, também, riscos à segurança. Agora, estes operadores novatos podem desenvolver habilidades psicomotoras e aprender comportamentos cruciais em um ambiente seguro e simulado, com uma consequente redução no consumo de combustível”.

A PPA é uma empresa de mineração que nos últimos anos tem registrado crescimento significativo, sendo atualmente a terceira maior empreiteira na indústria de mineração da Indonésia.

A velocidade do crescimento requer um investimento em mão de obra e ferramentas de treinamento para promover um ambiente mais eficiente e preparar a mão de obra para a mineração. Este ano, a PPA está visando um adicional de 100 milhões de BCM para além dos 267 milhões de BCM do ano passado. Para atingir esta meta, 3.200 a 3.500 operadores e 1.500 a 2.000 mecânicos adicionais serão necessários. "Estamos enfrentando o desafio de produzir talentos de alta qualidade, com algumas de nossas novas contratações começando em um nível básico", explicou Teguh.

A PPA tem como meta um acréscimo de 150 milhões de BCM no próximo ano. Para atingi-la, a empresa precisa de aproximadamente 6.000 mecânicos e operadores prontos para a operação.

Para integrar 6.000 trabalhadores à operação, não é possível confiar em técnicas de treinamento ultrapassadas. "Os simuladores nos ajudarão a desenvolver a mão de obra num ritmo seguro e constante, independentemente de intercorrências, como condições climáticas. Nós precisamos desta tecnologia", disse Teguh.

Entretanto, Teguh explicou que antes de chegar à decisão de comprar quatro plataformas PRO5, a PPA havia feito um estudo aprofundado de fornecedores de simulação e soluções relacionadas. Isto envolveu validação de conceito e testes com o produto da Immersive Technologies.

"O maior desafio no desenvolvimento da mão de obra é desenvolver rapidamente talentos de qualidade com as habilidades necessárias para serem seguros e produtivos. Se você recrutar bem, você competirá com outros, mas os níveis de habilidade podem permanecer 30% abaixo do ideal. Para produzir uma mão de obra de qualidade, você precisa da ferramenta certa para tornar os humanos mais eficientes", disse Teguh.

O simulador será posteriormente gerenciado pela PPA Academy. Sunaryo, Diretor da PPA Academy, declarou que a presença deste simulador realmente ajuda as empresas a aumentar a competência tanto de novos operadores quanto de operadores experientes.

"Obrigado à diretoria da PT. PPA por dar à PPA Academy a autonomia para administrar ativos que são um investimento significativo, atendendo às expectativas de todos nós de melhorar a competência da mão de obra. Espera-se que a presença do simulador melhore nossas habilidades para que, no final, tenhamos aumentado nossa segurança e produtividade", disse Sunaryo.

Ele reconheceu que a colaboração é a chave para o sucesso. "A sinergia é um elemento crucial para fazer bom uso desta tecnologia. Através da colaboração, seremos eficientes e alcançaremos as metas estipuladas", concluiu ele.

Teddy Ramdani, Gerente de Suporte ao Cliente da PT United Tractors Tbk disse que este último simulador PRO5 só esteve disponível para o mercado por um curto período de tempo e a PPA o incorporou rapidamente pelo valor que poderia trazer. "Esperamos que ele possa ajudar a PT. PPA na construção de competências dos trabalhadores, principalmente dos operadores. A PPA registrou o maior crescimento na indústria, que deve ser equilibrado com a qualidade de uma mão de obra qualificada", disse Teddy.

Ele também enfatizou que conseguir um operador que seja imediatamente proficiente não é fácil. "No passado, para treinar o operador, era preciso pegar um caminhão e ser acompanhado pelo instrutor. Esperamos, com este produto, construir eficientemente padrões de competência e não interferir nas operações", concluiu ele.

Enquanto isso, Edwin Trisnohadi, Vice-Presidente Regional da Immersive Technologies Ásia & Indonésia, explicou: "Este nível de realismo e confiabilidade ajudará as empresas a produzir mão de obra de qualidade e retorno significativo sobre o investimento. Nosso objetivo é ajudar a PPA a obter uma mão de obra de primeira, o que, consequentemente, resultaria em maior eficiência operacional", explicou Edwin.

"O simulador PRO5 é o produto de ponta da Immersive Technologies, com a mais recente evolução dos sistemas de visualização. É uma combinação de tela curva inteira com a tecnologia 3D estereoscópica, que proporciona um valor de treinamento inigualável e os mais altos níveis de aprendizagem", ele fechou sua observação.

Inauguração no Centro de Treinamento
Inauguração no Centro de Treinamento, da esquerda para a direita: Edwin Trisnohadi, Vice-presidente Regional da Immersive Technologies; R. Teguh Sapto Subroto, Diretor da PT. PPA.; Sunaryo, Diretor da PPA Academy; e Teddy Ramdani, Gerente de Suporte ao Cliente da PT. United Tractors, Tbk.
Entrega do Simulador PRO5
Entrega do Simulador PRO5
Centro de Treinamento PPA no site de mineração PT Multi Harapan Utama
Centro de Treinamento PPA no site de mineração PT Multi Harapan Utama
BAIXE A VERSÃO EM PDF

###

Sobre a Immersive Technologies

A Immersive Technologies é a maior e mais qualificada empresa fornecedora de Simuladores Avançados de Equipamento para mineração subterrânea e de superfície, atuando na indústria global de mineração. A empresa alcançou esta posição de destaque priorizando a missão de aumentar a lucratividade do cliente ao otimizar a segurança e produtividade dos operadores. Os Simuladores Avançados de Equipamento da Immersive Technologies estão ajudando centenas de empresas de mineração em todo o mundo a aumentar a segurança dos operadores e a lucratividade do site através da eficácia de treinamentos em simulador.

A Immersive Technologies se dedica a fornecer um serviço excepcional, contando com módulos de simulação avançada implementados em 50 países. Para cumprir com este compromisso, a empresa tem escritórios de vendas e suporte estrategicamente localizados em Perth e Brisbane, Austrália; Salt Lake City e Tucson, EUA; Fort McMurray e Vancouver, Canadá; Estado de México, México; Lima, Peru; Santiago, Chile; Belo Horizonte, Brasil; Bochum, Alemanha; Joanesburgo, África do Sul; Jakarta, Indonésia; Kolkata, Índia; e Moscou, Rússia.

A Immersive Technologies tem experiência em mineração global, tecnologia inovadora, gama de produtos, endossada pela indústria, compromisso comprovado com suporte e visão de mercado para assegurar que a solução de treinamento em simulador entregue os resultados que você espera.

Sign up and receive our latest news and offers.      Subscribe today

Sign up and receive our latest news and offers.

Subscribe today